quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Aquecimento Cerebral

Segue aqui uma série de tópicos publicados no blog Biodiverso a respeito do aquecimento global. Para ler o tópico completo clique no título! Espero que estes acrescentem à discussão iniciada aqui!

Aquecimento Global, Econômico e Cerebral

Para este blog não ficar fora de moda, deixar de seguir tendências ou padrões, vamos falar agora sobre o tão famoso e comentado tema: aquecimento global. Não vamos tentar explicar nesta postagem suas problemáticas e efeitos, mas sim mostrar como a mídia e pesquisadores em geral têm tratado este tema.

"Aquecimento Comercial"
Neste pensamento igualitário e pessimista sobre o aquecimento global, existe pensamento crítico em relação ao tema? Achei um link interessante que vale muito a pena ler

O link acima é um comentário crítico que expõe o lado cético sobre o aquecimento global explicitando a posição dogmática assumida por ambientalistas e suas teses alarmistas.

O aquecimento global derreteu a mídia
Demorou um pouco, mas talvez tenha chegado a hora. A grande mídia (jornais, revistas e telejornais) vão ter que se adequar para poder comentar o mais novo e famoso problema ambiental: o aquecimento global. Quando acabar o fôlego das notícias sensacionalistas sobre o novo relatório do IPCC, o que a mídia vai mostrar. O que mostrou sempre? Relatos superficiais, programas ecobobos fora de contextos, reportagens exóticas sobre lugares ecologicamente bonitos. Ou vai começar a repensar em um jornalismo mais consciente e inteligente mostrando que a questão ambiental é complexa e merece um destaque maior. Chega de suplementos avulsos, uma vez por semana, de ciência e meio ambiente. A questão ambiental tem que estar nos centros das discussões, ser crítica e realista.

Não tenho dúvida, a culpa é do Ser Humano
Conseguimos transformar a tragédia em produto. Sim, capitalizamos o aquecimento global, ou melhor o "Global Warming" para todo mundo entender. Já capitalizamos a coragem, a força do jovem e as revoluções. Agora a bola da vez é o aquecimento. Holywood está em festa, os astros viraram os maiores especialistas em meio ambiente, os cientistas velhotes já aposentados viram uma oportunidade de retorno e juntamente com os jovens estão loucos para ver seus artigos em uma revista com um iceberg derretendo na capa.

Bom, é sempre melhor ler as notícias pela fonte, mas pelo jeito o relatório da IPCC ainda não foi publicado (editado: veja aqui o resumo do relatório deste ano!). Para quem se interessar o relatório de 2001 entre outros pode ser lido aqui.

Veja um pouco mais no element list!

Um comentário:

Pigozzo, o hebreu disse...

Bom, como comentar tanta informação. Para mim, é um tanto quanto óbvio a culpa humana pelo aquecimento global seguindo uma lógica simples: grande parte do carbono que estava na forma de fósseis não sairia desta forma se não fosse a industrialização.
O grande X da questão apontado nos artigos é a grande participação economica que está havendo, o dito "capitalismo do ambiente". Obviamente as mega-soluções que estão sendo propostas por engenheiros e outros cientistas podem não ser as mais corretas, mas o que eles estão fazendo é vendendo seu produto. Nós biólogos não deveríamos fazer o mesmo? Ou será que reclamar do sistema economico e dizer que biólogo não ganha $ vai ser sempre a solução?
Entre muitas das atuações de biólogos nesse problema (educação, reciclagem, e outras que não pensei) há também a questão das compensações que até o momento estão sendo muito discutidas apenas por engenheiros florestais. Essa é uma área de atuação que tende a crescer ou escapar totalmente de nossas mãos se não houver interesse algum.