quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Sustentabilidade entra em discussão

Vou começar esse post por uma matéria do "observatório da Imprensa"

"Sustentabilidade é a pauta da hora
Por Luciano Martins Costa em 6/2/2007



Tem sido muito interessante observar as escolhas da imprensa a respeito das revelações feitas na sexta-feira (2/2), pelos 2.500 cientistas reunidos no Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, a maioria das quais indica a necessidade urgente de transformações radicais em sistemas tão complexos como redes de transporte, matrizes energéticas, governança pública e privada e modelos educacionais.

Pela primeira vez, o ser humano é confrontado irremediavelmente com a possibilidade de ver desaparecer a sociedade como a conhecemos, o que representa um desafio muitas vezes maior do que a questão central que ocupou os corações e as mentes durante o século passado – a disputa pela hegemonia global entre o capitalismo e o socialismo de Estado.

Coincidentemente ou não, a revelação da tragédia planetária ocorre ao mesmo tempo em que as ciências oferecem a possibilidade de soluções ou paliativos para algumas das crises previstas, mas aparentemente não há magia que venha a funcionar sem a criação de novos paradigmas em modelos até agora tidos como irretocáveis pelo chamado establishment – os sistemas de poder nos quais se insere, como avalista, a imprensa tradicional.

Imediatamente após o anúncio do relatório, com a reprodução, em todo o mundo, de sua versão super-resumida, a internet ficou coalhada de mensagens e propostas de todos os tipos – desde convocações de manifestações e boicotes até as inevitáveis correntes de meditação. O inimigo, difusamente identificado ora como a indústria, ora como os desmatadores, se configura tão impessoal que se torna improvável uma reação organizada da sociedade.

Talvez a imprensa pudesse ajudar."

Essa é a visão de quem trabalha com a imprensa. Que a imprensa pode ajudar. É claro que pode!
Mas e nós biólogos? O que de prático realizamos diariamente para ao menos, não atrapalhar?
Todos os dias na televisão observamos imagens de geleiras derretendo, animais morrendo de calor, tormentas! "É o Apocalipse chegando" - é praticamente o que dizem.
Certamente, amigos, colegas ou meros conhecidos já vieram perguntar a nossa opinião sobre tudo isso e como eles poderiam ajudar.
Eu fui questionada e me descobri me traindo. Tudo o que dizia era pouco do que eu realmente fazia.
Passei então, por exemplo, a reciclar mais, não pegar as malditas e tentadoras sacolinhas de mercado (posso garantir que os caixas acharam minha atitude estranha), tomar banho gelado para economizar energia e água (afinal, para mim é muito difícil ficar debaixo daquela água por mais de 5 minutos). E comecei a perceber que as pessoas mais próximas passam a tomar essas atitudes como um modelo, afinal, sou bióloga e eles acham que isso basta.
E agora é a hora de sermos mais que um exemplo.De tomar atitudes. De mostrar que somos nossos "inimigos".Parece realmente que o mundo começou a se preocupar com o modo inconsequente com que lidamos com o ambiente que nos cerca.
Sei que isso que escrevi serve mais de desabafo por causa do meu medo de "ser o modelo errado". Mas descobri que quero fazer mais e vou encontrar o caminho.
PS: Estou torcendo muito para não virar ecochata.

7 comentários:

Flavio Japoneis disse...

Olha, só!!! Roubou minha idéia. heheheheh. Na verdade, foi ótimo. Estava sem inspiração pra escrever sobre o assunto.
Minha opinião é a seguinte. Se as previsões dos cientistas estiverem certas, acho difícil mudar drasticamente a sociedade em 100 anos. Ou seja, o mundo vai ficar mais quente e uma porrada de bicho vai se extinguir. O homem? Esse vai continuar por muito mais tempo...
Fico na dúvida em qual o papel dos biólogos.
Acho ótima a sua iniciativa. De servir como exemplo. Na verdade, acho que é a única coisa que podemos fazer. Policiar nossas atitudes e aconselhar as outras pessoas. E os outros? O que acham disso tudo?

Ninja disse...

O Nelas fez um post sobre aquecimento global com um vídeo legal:
http://desertoresdaescada.blogspot.com/2006/12/aquecimento.html

NeLaS disse...

Um biólogo ajuda a entender como a vida funciona gerando hipóteses sobre como ela poderia se comportar em situações hipotéticas possíveis. Esse é o papel do biólogo, descobrir, entender e divulgar. Independente da área, até embriões de bolachas-do-mar, que se dão muito bem até uns 28 graus, mas simplesmente se esfarelam numa água com pH baixo...

Assim como tudo que está acontecendo foi resultado de um coletivo, as mudanças só virão se houver uma mudança no coletivo. Então, talvez não valha a pena se amargurar por tudo que você poderia fazer ou por tudo que você poderia se esforçar para melhorar o mundo... se você já mudou a sua atitude, você já fez muito pelo planeta

:-)

Pigozzo, o hebreu disse...

Concordo com o que foi dito. Mudando nossas atitudes como redução do banho ou indo de bike até a faculdade quando o caminho é só atravessar uma ponte, fazem a diferença como exemplo e como contribuição própria.
Mas acredito tb que os biólogos e principalmente os formados, podem fazer um pouco a mais usando algumas oportunidades de expor o problema e soluções ao público sempre. Ou seja, um professor dando aula, um primo ou tio ensinando os sobrinhos, uma palestra que se dê à alguem sobre o assunto. Os caminhos são muitos.
Além disso tudo, aconselho a turma de 01N a escolher também uma árvore para plantar, ajudando assim no sequestro de carbono.

Ninja disse...

eu acredito que exista um outro grande elemento que é a dificuldade de TODOS compreenderem a dimensão dos fatos.... é muito complicado ter a noção do que é um aumento em 4ºC na temperatura mundial, do que é mundial, do que são 100 ou 200 ou 10.000 anos. Por essa razão é que "ninguém" toma as devidas precauções. Já é difícil fazer as pessoas passarem protetor solar, pararem de fumar ou separar o lixo em casa... imagina então mudar completamente uma rotina tão intrínseca por uma causa de algo tão distante que afeta uns graus de temperatura numa coisa tão grande e tão longínqua. O problema disso não é só que as pessoas não entendem o resultado de 4ª na temperatura mundial.... o problema é que isso não é problema deles....

Ninja disse...

mais um pouco sobre aquecimento global... saiu essa notícia na folha online:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15987.shtml

Carola disse...

Mas eu acho q é isso q está mudando... Não está mais tão longe, como a imprensa diz e sabe como é a população... A população pensa igual ao meu mocinho: já era!
Mas concordo com o pigozzo. Divulgação é a solução.