domingo, 1 de fevereiro de 2009

Blog: A smarter planet

O blog A Smarter Planet está aí desde novembro de 2008, mas só trombei com ele agora. Sua proposta:

A Smarter Planet is a blog intended to provide readers with thought-provoking content and a place to talk about the issues raised within the content. It is our hope that you will feel compelled to share some of the things you see, read and hear on this blog with your friends, family and peers. We feel strongly that this blog is not going to deliver final answers to the issues raised, but that it will represent a starting point for conversation around the issues.

Ele possui vários vídeos curtos descrevendo problemas globais de forma simples e direta. Um exemplo que gostei fala sobre a distribuição de energia elétrica.


Visite o blog e o perfil no youtube para ver mais vídeos interessantes.

Um comentário:

Unknown disse...

muito legal esse site.. vou olhar com mais calma, mas esse vídeo aí me parece um pouco impreciso.

Nao é por que o relógio na frente da sua casa está alimentado com 110V (ou 220, ou seja lá qual for) , que você está gastando luz. Nós consumimos, e pagamos, apenas quando há retirada de energia da rede elétrica. não é pq passa eletron no fio, que estamos gastando energia. Se fizermos um curto circuito logo depois do relógio com uma barrona de ferro bem parruda, vc ia reparar que o relógio nao ia girar. Ok, ele ia girar bem devagar, pq uma parte da energia seria usada para aquecer a barrona de ferro. Mas o que ele iria girar nao seria por estar passando um buzilhao de amperes na barrona, mas sim pq uma parte dessa corrente estaria aquecendo a barra, que é trabalho realizado.

Outro exemplo mais prático: se vc deixar o carregador do seu celular ligado na parede sem o celular, aquilo lá nao vai gastar energia. sem o celular conectado, o aparelho é um simples indutor, um fiozinho enrolado como uma mola que liga os dois terminais da tomada (peraí, entao ele ta fazendo um curto circuito na minha tomada? sim, quaaase!). Se vc nao retira energia do campo magnético gerado pelo indutor (um eletroimã com nome xabi), essa energia magnetica é devolvida para a rede por um efeito físico e o que vc gastou no milisegundo anterior, é devolvido pra eletropaulo logo em seguida e fica elas por elas (o q? o indutor pega de devolve energia para a rede? sim!)

basicamente, o que foda a nossa vida é o efeito Joule, gastamos energia da rede pq as coisas tem resistencia elétrica (algumas resistencias sao bem pequenas).. e resistencia elétrica SEMPRE pega energia elétrica e transforma em calor.