Esse post tem dois grandes propósitos, o primeiro é divulgar o vídeo do Nelas sobre o desenvolvimento da bolacha do mar Clypeaster subdepressus. O vídeo é bem legal e acho que merece ser visto por todos (não sei se todo mundo que lê esse blog também lê o dele...).
Vida de Bolacha from Bruno Vellutini on Vimeo.
O segundo propósito é parabenizar o Nelas pois o seu vídeo saiu no Pharyngula em um post intitulado "The heartbreaking beauty of development" Para quem não conhece, o blog do P.Z. Myers é um dos mais populares do mundo (e porque não de tooooodo o universo) sobre ciências, sendo eleito pela revista Nature em 2006 o melhor blog feito por um cientista.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Nelas no Pharyngula
Postado por Zoe às 11:00 PM
Marcadores: animais, biologia, desertores, vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
é isso aí, nelão. mais do que merecido, pois o vídeo ficou animal!
Aêe!!!! Demais Nelas!!! Parabéns!!! vc merece!!!!
Beijos!
show de bola hein!
ow fiquei com uma dúvida de "burro em biologia": as clivagens sao sempre assim ao mesmo tempo? tipo, as primeiras células contam entre elas "1, 2, 3 e já!" ou foi uma sorte desse vídeo?
:D
Paul, a maioria (acho) dos animais tem pelos menos as primeiras clivagens sincronizadas, do tipo "1, 2, 3 e já!". E se eu filmasse todos os embriões das bolachas que fecundei as clivagens seriam sincronizadas (generalizando, é claro).
A partir do embrião de 16 células em pelo menos uma linhagem dá pra notar a divisão sequencial das células, mas a diferença é mínima e característica desses bichos. Quando o vídeo está acelerado parece que é exatamente ao mesmo tempo.
Consegui mandar pro Ueba! Fantástico vídeo Nelas!
ótimo material para utilizar com alunos, vou disponibilizar este Link no UCS VIRTUAL.
Postar um comentário