A Wikipedia acaba de ganhar um forte aliado na luta pela neutralidade de seus artigos e verbetes, o Wikipedia Scanner. Como todas as modificações nos artigos da Wikipedia ficam registrados a ferramenta é capaz de identificar, através do número do IP do usuário, qual empresa ou organização é responsável pelo computador utilizado para editar um artigo.
Segue abaixo alguns exemplos do que foi descoberto:
- Alguém da CIA vandalizou o verbete do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadjnejad.
- O Vaticano removeu links para reportagens de jornais em verbetes sobre Gerry Adams, um político irlandês católico acusado de envolvimento em crimes contra militantes pró Reino Unido na Irlanda do Norte.
- A ExxonMobil modificou o artigo sobre o desastre do petroleiro Exxon Valdez em 1989. A frase dizendo que a companhia "ainda não pagou os US$ 5 bilhões em danos causados a 32 mil pescadores do Alaska" foi deletada e substituída por referências à quantia que a empresa já pagou.
- A Diebold, companhia responsável pelo fornecimento de urnas eletrônicas usadas nas polêmicas eleições americanas do ano 2000 retirou parágrafos da página que revelava se o presidente da empresa foi um "grande arrecadador de fundos" do presidente George W. Bush.
- O Partido Democrata editou verbetes para criticar programas de TV que apóiam políticos republicanos.
O Wired está mantendo uma lista com modificações interessantes! Também tem algumas coisas idiotas como alguém da apple xingando todos os usuários da wikipedia ou trocas de nome de carros e de filmes.
Será que vão botar a culpa nos estagiários???
Para reportagens sobre o assunto:
Abril, Estado, Globo, BBC, Wired.
Um comentário:
Po, legal isso!
Os grandes argumentos contra o conceito da wikipédia de conteúdo construído por usuários eram a falta de credibilidade e possibilidade de informações deturpadas já que qualquer um poderia alterar as informações...
Agora com essa ferramenta saberemos quem escreveu o que. Muito bom!
Postar um comentário