sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Música Livre!

Neste semestre a PF apertou o cerco contra o download de mp3 "ilegais" e aparentemente alguns sites foram fechados e pessoas detidas (notícias relatadas nos Desertores aqui)

Gostaria de divulgar sites onde é possível escutar, baixar e compartilhar músicas de graça! E o melhor, com a autorização dos artistas (ou seja, legalmente!).

.: overmundo :. - O Overmundo é um banco de cultura brasileira dedicado a qualquer tipo de obra, seja ela imagem, áudio, vídeo, poesia, matérias... O site possui um blog, o banco de cultura, um guia e uma agenda. No blog são publicadas tópicos que receberam um determinado número de votos positivos em 48h, os tópicos são escritos e votados pelos usuários. O mesmo ocorre com outras obras. Caso sua obra não receba o número suficiente de votos ela não entrará na coluna principal do overmundo mas continuará disponível na sua página pessoal. Conheci bastante coisa legal e divertida lá e diversas matérias interessantes escritas por gente de todo o Brasil!

CC Hits - Aqui qualquer pessoa pode adicionar uma música que tenha uma licensa da Creative Commons (que raios é isso? ou aquilo?) todas as músicas colocadas participam de uma espécie de ranking e se alguma receber um número determinado de pontos ela entra para os hits! Enfim aqui você encontra uma diversidade grande de estilos! É um blog musicalvcoletivo!

Common Content - Neste domínio você encontra imagens, audio, vídeo e principalmente sites licenciados pela creative commons! Dos que eu conheço é o menos interessante em relação às funções do site.

Estúdio Livre - O Estúdio Livre já foi citado aqui no Desertores em um de nossos tópicos sobre software livre. Nele você pode publicar suas obras, criar um blog, acessar e contribuir com os tutoriais para o uso de software livre (e aberto) para produção multimídia. Muitas informações úteis e músicas produzidas com software livre! Eles acabaram de inaugurar a transmissão de rádios criadas pelos usuários no site!

Jamendo - Jamendo é um dos meus favoritos...! Ele é um site que disponibiliza albuns de música e já achei aleatoriamente bandas muuuito boas, muito boas! Existem uma infinidade de funções legais como usar marcadores para seus albuns favoritos, divulgar os albuns no seu blog, baixar o album inteiro ou apenas uma música via bit torrent ou emule no formato ogg(300kbps) ou mp3(200kbps), você pode deixar comentários e o melhor, fazer uma doação para os artistas (pelo menos para os artistas!)! E acreditem, muita gente faz! Existem aproximadamente 1345 horas de música no site e mais de 2000 albuns! Se eu fosse você leitor, entraria no Jamendo sem pensar duas vezes!

Opsound - O opsound é um site legal, mas um pouco simples. Acho que algumas funções ainda estão sendo implementadas. No entando, dá pra achar música legal, só precisa de um pouco mais de trabalho.

SoundClick - SoundClick é um site bem legal e fácil de encontrar música já que está tudo organizadinho por estilos musicais, você pode ver as músicas mais ouvidas, as últimas adicionadas, etc... No entanto, nem todas as músicas aqui são livres para serem baixadas!

.: overmixter :. e ccMixter - E para finalizar indico estes dois sites cujo enfoque é disponibilizar remixes feitos pelos usuários! Aqui já encontrei ótimas composições de todos os tipos e o rádio de remixes é muito bom para ouvir e conhecer mais músicas diferentes! Sempre se lembrando que você pode baixar tudo...!

Não deixe de conhecer as licensas da Creative Commons vendo os vídeos explicativos! vídeo 1 / vídeo 2

Com isso finalizo este tópico, sem antes deixar de divulgar meu novo blog, onde estou colocando músicas muito loucas que ando ouvindo por aí...! entrem lá!

http://ccnelas.org/

Nenhum comentário: